“dicas” que melhoram nossa autoestima – 2012

On December 30, 2011 by admin12 admin34

Todos, lógico, queremos vivenciar um belo 2012. Um ano se encerra, agradeçamos e façamos uma reflexão necessária sobre ele, aprendizados, erros, acertos, vitórias, derrotas, alegrias, tristezas… Um novo se apresenta. Com ele, um novo ciclo, novas perspectivas, novos caminhos, esperanças renovadas. Mas, para qualquer empreendimento de êxito, em todos os campos da vida, é necessário estar ”bem consigo mesmo”. Firmes  em nossos propósitos, positivos, confiantes, sempre renovados. É o primeiro passo obrigatório a qualquer realização feliz.
Assim sendo, aqui vai ”roteiro” para despertar bem-estar íntimo, cujo autor é desconhecido, mas a profundidade dos ensinamentos contidos é inegável. As orientações, levadas ao crivo de nossa razão e bem aplicadas no dia-a-dia e no novo ano, certamente irão melhorar nossa autoestima. Nos darão força interior e energia para irmos em busca de nossas realizações. Amigos e amigas, reflitamos:

1- Harmonize seu lar
Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar (doando a quem precisa, vendendo, entregando a um bazar beneficente, etc.). Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório. Lembre-se, só fica o necessário! Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função vital, bloqueando o fluxo de energia do meio ambiente. A falta dessa energia ou a energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente e com a consciência de que também estará fazendo uma faxina emocional.

2- Alimente-se com tranqüilidade
Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Não assista TV e nem marque negócios para essa hora. Evite falar sobre problemas ou ao telefone. Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente. Pense nisso, você precisa alimentar-se para viver e não viver para comer. Seja sóbrio na alimentação, muito verde e cuidado com a bebida.

3- Preste atenção em você
Perceba os seus pensamentos e sentimentos. Ao longo do dia você tem milhares de pensamentos construtivos e negativos. Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa, sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar sua vida mudando q qualidade de seus pensamentos. Cultivando os pensamentos construtivos e elevados, você vai sobrepor a negatividade do cotidiano. Enquanto você presta atenção no que está pensando, já tem maior autocontrole sobre a energia mental e conseqüentemente sobre sua vida. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas abnegadas e desprendidas. A leitura do Evangelho, ou qualquer leitura edificante – independente da religião – , auxilia em muito a renovação mental.

4 – Tenha objetivos e pense no bem espiritual
Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição intelectual e financeira, planeje suas compras, quando possível faça investimentos, realize viagens e busque aquilo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas não podem garantir isto! O verdadeiro bem-estar só é alcançado por meios de objetivos espirituais. Vá à conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável e amiga, além de humilde, aberta, sincera e simples e, principalmente,uma pessoa que tenha fé e confiança na vida. Esses objetivos, e só esses, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.

5 – Faça exercícios físicos e mentais
Escolha um exercício que lhe agrade. Caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar. A prática de exercícios bioenergéticos como o yoga, a dança, o relaxamento, entre outros, é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. O mais difícil é tomar a decisão de começar. Mas depois de 21 dias de exercício, ou prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil. A música clássica, suave à luz da oração renova a alma.

6 – Utilize seus talentos e dons
Você tem dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocar em prática. A saúde física e emocional depende muito desses talentos. Pessoas que não utilizam essa energia criativa, bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas. Este é um excelente caminho para encontrar prazer, equilíbrio e crescimento em sua vida.

7 – Medite, concentre-se e ore
A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo. Além de terapêutica, é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa  mais segura e objetiva. “Toda alma, no campo da meditação, é um canteiro de possibilidades infinitas à semeadura espiritual”. Com a meditação, você cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de meditar é muito particular de cada pessoa. Existem muitas
técnicas e formas de realizá-la, busque e perceberá que a “meditação é convite de Deus, pela inspiração Angélica, interfone para conversações sem palavras”.

8 – Aceite a vida e tenha coragem de mudar a si mesmo
Pare já de reclamar. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor. Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade, mas busque a melhora. Você é a certeza  do que pode mudar para melhor e para o bem. Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força e a coragem para mudar o que podemos, e a aceitação para o que não se pode ser diferente, rogando a Deus a sabedoria para distinguir uma coisa de outra.

9 – Desfrute da Natureza
Coloque essa meta em sua vida: – estar em contato com a natureza. Pelo menos uma vez por semana caminhe em lugar aberto e com área verde: campos, jardins, etc. A natureza tem o poder de purificar as células e asserenar  a alma. O verde ativa o processo interior de auto-cura, tanto física como emocional. Pisar descalço na terra descarrega as energias negativas. E não se esqueça, você é parte da natureza e deve estar em harmonia com ela se quiser manter ou recuperar a qualidade de sua vida. Se possível, visite praias, rios e lagos, eles neutralizam também as energias negativas e recarregam o campo eletromagnético do ser, com bom ânimo e saúde.

10 – Converse com Deus
Uma das formas é através da ação no bem e da oração. A “prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões. Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus”. Aprendermos a manter a concentração “é primordial condição para que a prece alcance os seus objetivos”, e que consiste em fixarmos a atenção em um objetivo situado em nosso íntimo. Lembremos daquele provérbio árabe: – Quando vires um homem idoso amável, moderado, calmo, contente e bem-humorado, fica certo de que, em sua juventude, ele foi justo, generoso e sabia perdoar. No seu fim,  não lamenta o passado, nem teme o futuro: é como o entardecer de um belo dia.

A todos, um Feliz Ano Novo! Muita saúde, paz, luz, prosperidade e realizações!

Por: Felipe Jannuzzi
Jornalista

Apoio: jornal Saúde & Lazer

One Response to ““dicas” que melhoram nossa autoestima – 2012”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>